Após gol em estreia, Ruan Renato projeta sequência no time titular

A estreia do zagueiro Ruan Renato com a camiseta do Austria Viena não poderia ter sido melhor: o camiseta 4 marcou um dos gols da vitória por 3 a 0 sobre o Vöcklamarkt, pela Copa da Áustria, e ajudou a garantir a classificação da equipe à próxima fase da competição. Morando há aproximadamente um mês na capital austríaca o defensor relatou a ansiedade causada pela sua primeira partida e como se preparou para poder corresponder aos votos de confiança depositados pela comissão técnica do Clube.

“Fico muito feliz em estrear desta maneira. Fiquei um pouco nervoso por estar em um país diferente, um estilo de jogo próprio, mas acho que melhor não teria como ser. Conseguimos a classificação, não sofremos gol e ainda pude deixar o meu na estreia, o que é pouco comum para um zagueiro. Trabalhei muito para estar pronto o quanto antes e vou colhendo os frutos neste início. Treinei forte, procurei me encaixar da forma mais rápida no estilo de jogo do nosso treinador porque minhas características já favoreciam o padrão adotado por aqui. Infelizmente dois companheiros de zaga sofreram contusões que aceleraram minha primeira aparição, mas eu já me sentia pronto para vestir a camiseta da Viola e sair jogando”, ressaltou.

Satisfeito e motivado com seus primeiros noventa minutos, Ruan Renato destacou a disputa interna dentro do elenco e o nível de competitividade que se eleva nos treinamentos. Além disso, o brasileiro sinalizou que uma sequência entre os titulares está próxima de acontecer, justamente em uma semana que antecede o jogo contra o Red Bull Salzburg.

“Vejo a briga no sistema defensivo muito boa, pois quando temos atletas de qualidade no mesmo elenco o nível de competitividade aumenta e quem ganha é o Clube. Tenho colegas de vários nacionalidades e cada um com seu estilo de jogo irá contribuir para uma temporada vencedora. Domingo (24), já temos um grande jogo que pode nos colocar mais próximos da ponta da tabela e uma vitória será de extrema importância. Estou à disposição para seguir entre os onze iniciais e começar a me fixar na equipe principal. Sinto que vivo um ótimo momento e espero corresponder dentro de campo”, avaliou.

Ficha técnica
Ruan Renato Bonifácio Augusto
Data de nascimento: 14/01/1994
Local: Paulínia/SP
Altura: 187cm
Clube atual: FK Austria Viena/AUT

Clubes
– Guaratinguetá/SP (2015)
– Santa Rita/AL (2015)
– Mogi Mirim/SP (2014-2015)
– Juventude/RS (2015-2017)

Conquistas pessoais
– Vice-campeão Gaúcho (2016)
– Acesso para o Campeonato Brasileiro – Série B (2016)

Foto: Divulgação/FK Austria Viena

Alan Patrick destaca união do elenco mais brasileiro da Champions League

Cabeça de chave do Grupo F da atual edição da UEFA Champions League, o Shakhtar Donetsk estreia na competição nesta quarta-feira (13), contra o Napoli. O atual campeão ucraniano tenta superar a temporada de 2011, quando atingiu as quartas de final, sendo eliminado pelo Barcelona. A missão este ano não será fácil: para avançar ao mata-mata precisa conseguir boa pontuação também contra Manchester City e Feyenoord. O meio-campista Alan Patrick avaliou onde os mineiros podem chegar nesta que é sua primeira participação no torneio.

“O Shakhtar disputa frequentemente a Champions League e as outras equipes respeitam essa tradição que está se criando. Temos um elenco forte e determinado para lutar nesta edição. Sabemos muito bem da qualidade do City e do Napoli, mas temos condições de fazer uma boa fase de grupos e avançarmos para as oitavas. Acredito que os confrontos contra os italianos possam ser decisivos para o desenho final de nossa chave. Vamos jogar esta estreia como se fosse uma final”, destacou.

Alan Patrick é integrante de uma legião de brasileiros no Shakhtar. São oito atletas da nacionalidade, tornando o Clube no mais verde e amarelo nesta Champions. O entrosamento dentro e fora de campo pode ser utilizado como trunfo para fazer história pela equipe.

“O Shakhtar criou esta cultura de apostar em jovens brasileiros e isto acaba facilitando todo o processo de adaptação que o atleta precisa passar quando chega a um novo país. Costumamos nos encontrar frequentemente e conversamos sobre vários assuntos. Isto acaba ajudando durante os jogos, pois cada um sabe o jeito que o outro se comporta dentro da partida. Estamos atuando há bastante tempo juntos e vamos em busca de uma bela exibição nesta quarta-feira”, analisou.

Ficha técnica
Alan Patrick Lourenço
Data de nascimento: 13/05/1991
Local: Catanduva/SP
Altura: 177cm
Clube atual: Shakhtar Donetsk

Clubes
– Santos/SP (2004-2011)
– Shakhtar Donetsk (2011-2013)
– Internacional/RS (2013-2014)
– Palmeiras/SP (2015)
– Flamengo/RJ (2015-2016)

Títulos
– Campeonato Ucraniano (2011/2012, 2012/2013, 2016/2017)
– Campeonato Gaúcho (2014)
– Super Copa da Ucrânia (2012/2013)
– Copa da Ucrânia (2011/2012 e 2012/2013)
– Copa Libertadores da América (2011)
– Mundial Sub-20 (2011)
– Campeonato Sul-Americano Sub-20 (2011)
– Copa do Brasil (2010)
– Campeonato Paulista (2010 e 2011)

Foto: Divulgação/FC Shakhtar

Ruan Renato destaca primeiro desafio na Europa

O zagueiro Ruan Renato é o novo reforço do FK Austria Viena, equipe tradicional de seu país e que frequentemente disputa as principais competições europeias. Depois de representar o Juventude por quase dois anos, o defensor viu sua negociação se concretizar no penúltimo dia de janela da Bundesliga austríaca. Empolgado com o novo desafio que tem pela frente, o atleta de 23 anos destacou sua satisfação em ter sido contratado por uma instituição do Velho Mundo.

“Espero crescer cada dia mais como jogador e ser humano. Venho com o desafio de me adaptar a um novo país e uma língua desconhecida por mim. Essa etapa na minha carreira auxilia no desenvolvimento dentro e fora de campo. Vou trabalhar com muita dedicação para estar apto a jogar o quanto antes. Todo jogador sonha em atuar na Europa e a oportunidade que o FK Austria Viena está me dando pode ser um degrau importante para atingir os meus objetivos esportivos. Vou superar todos os obstáculos e repetir o nível de atuações que vinha tendo no Brasil”, decretou

Profissional que se destaca pela qualidade no passe e força no jogo aéreo, Ruan Renato já está totalmente integrado ao regime de treinamentos do elenco profissional do FK Austria Viena. O ex-atleta do Juventude ressaltou a recepção de companheiros brasileiros que integram o elenco e a possibilidade de atuar o mais breve possível.

“A adaptação à cidade está ocorrendo da melhor maneira possível. Estou em um lugar onde tudo é organizado e limpo, quanto a isso não terei problemas. No Clube, já deu para perceber uma dinâmica diferente de trabalho e a intensidade com que são realizadas as atividades. Acredito que irei me ambientar rapidamente ao padrão de jogo, pois está muito ligado as características que tenho. A presença de dois companheiros brasileiros está me ajudando muito na questão da língua. Os primeiros contatos com a comissão técnica me passaram o sentimento de que posso ajudar o FK Austria Viena nos campeonatos que disputamos e, consequentemente, melhorar minhas qualidades”, avaliou.

Ficha técnica
Ruan Renato Bonifácio Augusto
Data de nascimento: 14/01/1994
Local: Paulínia/SP
Altura: 187cm
Clube atual: FK Austria Viena/AUT

Clubes
– Guaratinguetá/SP (2015)
– Santa Rita/AL (2015)
– Mogi Mirim/SP (2014-2015)
– Juventude/RS (2015-2017)

Conquistas pessoais
– Vice-campeão Gaúcho (2016)
– Acesso para o Campeonato Brasileiro – Série B (2016)

Foto: Divulgação/FK Austria Viena

Lincoln é apresentado no Rizespor, da Turquia

Apenas 18 anos. Mais de 60 jogos pelo Grêmio. Já consolidado no elenco profissional do Tricolor há duas temporadas e meia, o meio-campista Lincoln Henrique teve seu empréstimo ao Çaykur Rizespor confirmado na última semana. Nesta terça-feira (05), o jovem meia assinou contrato com o clube turco por um ano. Motivado em seu novo desafio, destacou a recepção e a estrutura do atual líder da segunda divisão da Turquia.

“Desde minha chegada no aeroporto da cidade fui muito bem recebido. Diversos torcedores estavam me esperando e foi muito bacana receber esse carinho logo nos primeiros minutos. Lembrei de todas as outras recepções que já havia visto para outros atletas na Turquia e fiquei muito empolgado por ter sido esperado desta maneira também. Eles são muito apaixonados por futebol e fazem questão de apoiar quem está chegando. Venho para uma instituição bastante organizada e que oferece as melhores condições de trabalho para o elenco. Vamos nos dedicar para colocar o Rizespor na elite turca ano que vem”, destacou.

Lincoln recebeu a camiseta 53, um número simbólico para a cidade de Rize. Ciente da esperança que estão depositando em seu futebol, o profissional gaúcho salientou que está pronto para corresponder ao investimento feito.

“A diretoria do Clube poderia ter optado por um atleta mais experiente e rodado para a disputa da temporada 2017/2018, mas viram em mim o perfil procurado por eles. Sei da importância que estão me dando e quero poder retribuir o esforço feito dentro de campo com boas atuações, gols e assistências. Estou pronto para estrear e já tive alguns contatos com o treinador para falar sobre o modelo de jogo da equipe e como posso me encaixar. Espero me adaptar o mais rápido possível e começar a escrever minha história por aqui”, finalizou.

Ficha técnica
Lincoln Henrique Oliveira dos Santos
Data de nascimento: 07/11/1998
Local: Porto Alegre/RS
Altura: 177cm
Clube atual: Grêmio

Foto: Divulgação/Rizespor

Recuperado, Ruan Renato retorna e está liberado para a sequência da Série B

O zagueiro Ruan Renato está plenamente recuperado de lesão muscular no posterior da coxa direita e está à disposição do técnico Gilmar Dal Pozzo para o confronto desta sexta-feira (25), contra o Paraná, no estádio Durival Britto. Titular absoluto desde a campanha de acesso à Série B, o camiseta 4 representa a volta de uma qualificada saída de bola e força no jogo aéreo.

“Fico muito feliz de retornar a equipe e plenamente recuperado da lesão. Viemos de uma vitória dentro de casa e espero poder ajudar da melhor maneira para que tenhamos essa sequência de resultados positivos. Passamos por um período de oscilação, que é natural e todas as equipes sofrem com isto dentro da temporada. Nosso objetivo é manter-nos no topo, com pontuação de G4, buscando pontos fora de casa e mantendo a escrita de melhor mandante”, ressaltou.

Com 27 partidas oficiais na temporada, Ruan Renato é o segundo atleta que mais atuou pelo Juventude em 2017. Mesmo afastado desde a 16ª rodada, o zagueiro segue prestigiado pela comissão técnica e comprova sua importância no elenco através dos números.

“Fico satisfeito por isso e, principalmente, por estar ajudar a equipe da melhor maneira. Mesmo com a troca de treinadores, eu fui titular em todos os jogos que estive disponível. Tenho muito orgulho de representar estas cores e espero manter a regularidade com muita entrega e lutando por meu espaço diariamente, para que no final do ano a gente possa comemorar com o torcedor alviverde mais uma grande temporada”, avaliou

Ficha técnica

Ruan Renato Bonifácio Augusto
Data de nascimento: 14/01/1994
Local: Paulínia/SP
Altura: 187cm
Clube atual: Juventude/RS

Clubes
– Guaratinguetá/SP (2015)
– Santa Rita/AL (2015)
– Mogi Mirim/SP (2014-2015)

Conquistas pessoais
– Vice-campeão Gaúcho (2016)
– Acesso para o Campeonato Brasileiro – Série B (2016)

Foto: Marcos Belo/Aguante

Andrew passa por processo de ganho de massa muscular no Criciúma

Alçado de forma definitiva ao elenco profissional do Criciúma nesta temporada, o atacante Andrew passa por um processo de ganho de massa muscular e força. O atacante recebe atenção especial da comissão técnica, uma vez que sempre foi tratado como o futuro do Clube. Com a intenção de preparar o atleta para jogos mais duros e combates acirrados, o Tigre acionou um profissional para acompanhá-lo nesta etapa essencial de sua carreira.

“O Criciúma traçou uma meta para mim e estou me esforçando diariamente para alcançá-la. Todos os dias chego uma hora antes do treino para realizar musculação com o Ramon, que é o responsável por este acompanhamento, e desenvolver atividades específicas para o ganho de massa. Tomo suplementos que completam este processo, após os trabalhos na academia. São atividades bastante detalhadas e que venho sentindo a diferença dentro de campo. Espero atingir os níveis desejados pela comissão o quanto antes para lutar com mais tranquilidade por uma posição entre os titulares”, analisou.

Com a intenção de despontar dentro do elenco do Criciúma em 2018, Andrew planeja muito trabalho até lá. Apesar das poucas chances em 2017, o jovem de 19 anos sabe da importância do projeto montado para ele e almeja dar muitas alegrias para a torcida carvoeira em breve.

“Venho trabalhando bastante, treinando forte e mantendo a mesma dedicação que tive desde quando cheguei ao Criciúma. Sou muito bem tratado aqui e quero corresponder toda esta atenção dentro de campo. Podendo ajudar com gols e boas atuações. Sei que tenho que finalizar essa parte essencial de ganho de massa muscular, mas quando concluir isso espero conseguir mais oportunidades no elenco profissional. Eu cheguei até aqui por méritos meus e vou continuar me dedicando ao máximo para provar que tenho potencial de alcançar boas coisas”, ressaltou.

Ficha técnica
Andrew Lucas Balbino Drummond
Data de nascimento: 15/09/1996
Local: São Gonçalo/RJ
Altura: 173cm
Clube atual: Criciúma/SC

Clubes
– Nova Iguaçu/RJ (2006/2011)*

* Categorias de base

Foto: Marcos Belo/Aguante

Raul vê oportunidades no grupo de transição como ponte para o profissional

Com o bom momento vivido pelo elenco profissional do Grêmio, principalmente pela ascensão de jovens oriundos das categorias de base, os atletas do time de transição alimentam a esperança de figurar no grupo principal nesta temporada. Um dos bons valores do plantel Sub-23 é o lateral-direito Raul. O camiseta dois está em plena forma e é uma das apostas do Tricolor para a disputa da Copa Paulo Sant’ana, na qual o time da capital estreia contra o Pelotas, quarta-feira (23), no CT Hélio Dourado.

“Todos que disputarão essa Copa enxergam como uma grande oportunidade para chegar ao elenco profissional e se fixar. Por se tratar de enfrentamentos mais aguerridos, contra times tradicionais do interior do Estado, isso se torna uma preparação boa para chegar firme no grupo de cima. Vamos com o desejo de conquistar esse título, pois em todas as competições que o Grêmio entra, ele tem a obrigação de ter um bom desempenho e atingir uma colocação condizente com o tamanho do Clube”, declarou.

Tendo realizado grande parte de sua formação como atleta em Porto Alegre, Raul não esconde o desejo de fazer sua estreia como profissional no Grêmio. O lateral-direito usa amigos que fez dentro do futebol como exemplo para alcançar o seu próximo objetivo.

“Vejo no Arthur e no Conrado uma história que pode se assemelhar com a minha, de muita persistência e trabalho diário para chegar aonde pretendo. Hoje os dois são peças do elenco profissional e recebem muita confiança da comissão técnica para darem o seu melhor junto de caras consagrados. Venho trabalhando muito para isso e sei que, como consequência, irei alcançar esse espaço. As coisas acontecem de maneira natural e não adianta querer atropelá-las. Espero chegar lá o quanto antes”, projetou.

Ficha técnica
Raul José Cardoso
Data de nascimento: 04/04/1997
Local: Cascavel/PR
Altura: 174cm
Clube atual: Grêmio/RS

Títulos
– Campeonato Gaúcho Juvenil (2014)
– Copa Carpina Sub-16 (2012)
– Campeonato Brasileiro Sub-15 – BH Cup (2012)
– Campeonato Gaúcho (2012)
– Campeonato Gaúcho – Noligafi (2012)
– Campeonato Gaúcho (2011)
– Campeonato Infantil Pan Americano – Efipan (2010)
– Campeonato Gaúcho (2010)

Foto: Marcos Belo/Aguante 

Peça-chave no primeiro semestre, zagueiro Dalton volta a ficar à disposição

Um dos protagonistas do título da Copa Verde deste ano pelo Luverdense, o zagueiro Dalton volta a ficar à disposição da comissão técnica para o restante da temporada. Autor de um gol no primeiro jogo da final contra o Paysandu, o defensor está plenamente recuperado e já trabalha com o restante do grupo, visando a retomada da equipe no Campeonato Brasileiro – Série B. Reconhecido pela qualidade na saída de jogo, o atleta comentou o período de recuperação e a ansiedade por voltar a atuar.

“Ficar um período afastado por lesão é complicado, pois você tem a vontade de estar ajudando dentro de campo e não existe essa possibilidade. Dediquei boa parte deste período que estive afastado para realizar um tratamento intensivo com um fisioterapeuta. Já me sinto pronto para jogar novamente. Fiquei muito triste na época porque vinha com uma sequência boa de jogos e apresentações interessantes. Pude ajudar na conquista de um título inédito para o Luverdense e agora quero poder ser útil na luta por nossa permanência na Série B”, destacou.

Contratado no início da temporada, Dalton conquistou seu espaço na equipe titular de maneira natural e foi peça importante em um primeiro semestre satisfatório para a equipe do Mato Grosso, quando eliminou o Avaí na Copa do Brasil e atingiu seu primeiro título de expressão nacional, em Belém. Prova disto são os números alcançados pelo zagueiro: em 12 partidas disputadas pelo Clube neste ano, são seis vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas.

“O futebol que apresentamos no primeiro semestre é uma amostra do nível que esse grupo tem. Nossa posição na competição não corresponde com o que podemos apresentar. A vitória sobre o Juventude já deu um novo ânimo para começarmos o segundo turno com outra pegada. Somos capazes de reunir forças e elevar o padrão de nossos jogos. A comissão técnica sabe as características do elenco que tem em mãos e irá extrair o melhor para sairmos dessa zona incômoda”, analisou.

Ficha técnica
Dalton Moreira Neto
Data de nascimento: 05/02/1990
Local: Santo Antônio Pádua/RJ
Altura: 186cm
Clube atual: Luverdense/MT

Clubes
– Fluminense/RJ (2002 – 2010)
– Internacional/RS (2010-2011)
– Atlético/PR (2011)
– Internacional/SC (2011-2014)
– Universitário/PER (2014)
– FL Strikers/EUA (2016)

Títulos
– Copa Verde (2017)
– Campeonato Gaúcho (2012)
– Taça Libertadores da América (2010)
– Campeonato Sul-Americano Sub-20 (2009)

Conquistas pessoais
– Vice-campeão Mundial Sub-20 (2009)
– Vice-campeão Copa Sul-Americana (2009)

Foto: Jean Chollet/Aguante

Gilmar Dal Pozzo valoriza semana positiva de trabalhos para confronto com o Vila Nova

O técnico Gilmar Dal Pozzo teve agenda cheia de treinamentos, a fim de preparar o Juventude que enfrenta o Vila Nova, sexta-feira (18), às 19h15min, no estádio Alfredo Jaconi. O hiato de jogos entre a primeira rodada do returno até o confronto diante dos goianos serviu para aprimorar a parte física e trabalhar novos sistemas de jogo com o elenco. Na quinta colocação da tabela de classificação, com uma campanha que surpreende no Campeonato Brasileiro – Série B, a equipe de Caxias do Sul, tem como objetivo a permanência nesta divisão. Para isso, o pensamento é no jogo a jogo.

“Tivemos dias bons de trabalhos. O tempo é aliado para recuperação de alguns atletas, testar novas formações e unir ainda mais o grupo. Estamos em uma posição na tabela que talvez não fosse pensado por muitos no começo da competição. Atingimos o topo em meio à Série B, normal que haja oscilação, até por conta de todos problemas que já enfrentamos. Mas não mudamos nosso pensamento naquilo que queremos e sabemos que podemos buscar. O Juventude é muito forte, o grupo entendeu algumas mudanças necessárias e o desempenho tende a crescer novamente. O jogo desta sexta-feira é contra um adversário difícil, que está dentro do G4, então uma partida de paciência e muita entrega, para podermos buscar a vitória”, afirmou o treinador.

A equipe recebeu um reforço nesta semana, que é o jovem atacante Yago. No entanto, o comandante alviverde não confirmou ainda os onze que iniciam a partida.

“Ainda estamos no mercado, de acordo com as possibilidades do Clube. Recebemos o Yago, um jogador com bastante velocidade, que vai nos ajudar no decorrer da competição, mas o time mesmo só vou definir momentos antes da partida. Já tenho na minha cabeça, treinamos algumas variações nestes dias e os jogadores estão todos preparados para o que formos decidir”, finalizou.

Ficha técnica
Gilmar Dal Pozzo
Data de nascimento: 01/09/1969
Local: Quilombo/SC
Cargo: Treinador
Clube atual: Juventude/RS

Clubes
– Veranópolis/RS (2008)
– Pelotas/RS (2008)
– Veranópolis/RS (2009-2010)
– Novo Hamburgo/RS (2010)
– Pelotas/RS (2010-2011)
– Veranópolis/RS (2011-2012)
– Chapecoense/SC (2012-2014)
– Criciúma/SC (2014)
– ABC/RN (2015)
– Náutico/PE (2015/2016)
– Paysandu/PA (2016)
– Ceará/CE (2017)

Títulos
– Taça SC (2014)
– Copa FGF – Taça Lupi Martins (2008)

Conquistas pessoais
– Primeiro treinador no país a ascender duas divisões seguidas com a mesma equipe (2012-2013)
– Acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro (2013)
– Top da Bola/SC – Troféu de Prata (2013)
– Vice-campeão do Campeonato Catarinense (2013)
– Acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro (2012)
– Campeão do Interior – Gauchão (2012)

Recuperado de lesão, Rafael Pereira avalia primeiro turno do Ceará

Plenamente recuperado de um edema no músculo anterior da coxa direita, o zagueiro Rafael Pereira volta a ficar à disposição da comissão técnica no Ceará para a disputa do segundo turno do Campeonato Brasileiro – Série B. Com 30 jogos pelo Alvinegro na temporada, o defensor se tornou uma liderança dentro de campo pela qualidade técnica e postura aguerrida. Já disponível no confronto contra o ABC, Pereira ressaltou seu retorno e o momento da equipe na competição nacional.

“Foram, praticamente, duas semanas de recuperação até me sentir realmente pronto para voltar. É complicado para um atleta ficar de fora dos jogos. Sofremos mais ainda com esta situação, pois estamos reféns de um problema médico e não podemos acrescentar, a não ser com palavras de incentivo e conversas com os outros colegas. Fico feliz de ver o nosso crescimento em um momento crucial da temporada e que pode ser decisivo para que, no final do ano, a gente alcance nossos objetivos. Espero poder contribuir bastante no returno para manter esta sequência de resultados positivos”, destacou.

O desgaste entre viagens e jogos acirrados terá uma pausa nas próximas cinco rodadas da tabela. Com um intervalo mínimo de seis dias entre uma partida e outra, o Ceará irá dispor do tempo necessário para se manter no G4 e realizar ajustes pontuais na equipe que mais acerta passes nesta edição da Série B. O camiseta 33 do elenco faz um balanço do primeiro turno da equipe e projeta a reta final do ano.

“No início do ano criou-se muita expectativa em torno do nosso grupo pela maneira que conquistamos o título cearense. Começamos o Brasileiro com algumas dificuldades, que foram superadas na base do trabalho e do esforço. Temos um estilo de jogo bem definido e que nos traz segurança durante os jogos, porque gostamos de manter a posse de bola e atuar pelos lados do campo. Acredito que nesta etapa final de competição devemos manter o mesmo ímpeto nos jogos fora de casa, onde conseguimos pontos importantes contra adversários diretos. Não podemos perder pontos decisivos em casa, pois isto pode pesar a favor ou contra para nosso acesso”, analisou.

Ficha técnica
Rafael Pereira dos Santos
Data de nascimento: 18/11/1984
Local: Rio do Sul/SC
Altura: 183cm
Clube atual: Ceará/CE

Clubes
– Joinville/SC (2001-2004)
– Chapecoense/SC (2005)
– Juventus/SC (2006)
– Metropolitano/SC (2007)
– Botafogo/RJ (2007)
– Gaz Metan/ROM (2008/2009)
– Metropolitano/SC (2010)
– Juventude/RS (2010-2013)
– Sport/PE (2013)
– Criciúma/SC (2014)
– Náutico/PE (2015-2016)

Títulos
– Campeonato Cearense (2017)
– Copa RS (2012)
– Copa RS (2011)

Conquistas Pessoais
– Melhor zagueiro da Série B do Brasileiro (2016)
– Acesso à Série A do Brasileiro (2013)
– Acesso à Série C do Brasileiro (2013)
– 3º melhor zagueiro do Campeonato Gaúcho (2013)
– Melhor zagueiro do Campeonato Catarinense (2007)

Foto: Jean Chollet/Aguante

FALE CONOSCO

A Aguante está de portas abertas para recebê-lo.