Nascido na chamada ‘capital das Missões’, Fagner Ironi Daponte despertou para o futebol também no clube de sua cidade, Santo Ângelo, no interior do Rio Grande do Sul. O ano era 2007 e as vésperas de completar a maioridade o jovem atuou alguns meses nos juniores até se transferir para as divisões inferiores do Rondonópolis/MT e, posteriormente, Atlético Rondoniense/RO, onde conquistou o título estadual da categoria.

Zagueiro de origem, que atua pelo lado direito defensivo, alia a boa impulsão com a virilidade na marcação, além de ter tranquilidade na hora da distribuição do jogo. Após passar pelo Francisco Beltrão/PR, assinou seu primeiro contrato profissional em Santa Catarina, no Videira. Aliás, no Estado, conquistou suas principais vitórias na trajetória. Desde que chegou ao Atlético de Ibirama, cresceu tecnicamente e foi destaque no Campeonato Catarinense 2013, de onde recebeu convite para compor o elenco da Chapecoense no Brasileiro da Série B por empréstimo. No clube do Oeste, esperou sua oportunidade e na reta final da competição foi importante, atuando também na lateral direita, em virtude de lesão do companheiro. Ao todo, contabilizando a sequência no Regional, disputou 17 partidas, com somente duas derrotas e encerrou seu ciclo como titular.

No segundo semestre de 2014, uma lesão o afastou dos gramados e impediu a manutenção do bom momento profissional. Ao término da temporada recebeu a notícia de que deixaria a Arena Condá para retornar ao Alto Vale. Totalmente recuperado e com muita disposição, o atleta readquiriu seus bons desempenhos e foi importante para a manutenção do Atlético-Ib na elite estadual. Na sequência, veio a transferência para o Operário Ferroviário, onde disputou a Série D, inclusive marcando gol em jogo decisivo. Porém, como o Clube não conseguiu o esperado Acesso, retornaria para o time da Baixada. Uma reviravolta aconteceu, com a decisão do presidente Ayres Marchetti se licenciar do Campeonato Catarinense. Desta forma, emprestado ao Brusque, novamente foi destaque na lateral direita, com gols e assistências. Sua segura temporada despertou interesse de alguns clubes maiores. Assim, assinou com o Avaí em maio de 2016.

Ficha técnica
Fagner Ironi Daponte (Alemão)
Data de nascimento: 18/10/1990
Local: Santo Ângelo/RS
Altura: 186cm
Clube atual: Avaí/SC

Clubes
– SER Santo Ângelo/RS (2008)*
– Rondonópolis/MT (2008)*
– Atlético Rondoniense/RO (2008-2009)*
– Francisco Beltrão/PR (2009-2010)*
– Videira/SC (2010)
– Tanabi/SP (2011)
– Inter de Lages/SC (2011)
– Atlético Hermann Aichinger/SC (2012)
– Juventus/SC (2012)
– Atlético Hermann Aichinger/SC (2013)
– Chapecoense/SC (2013-2014)
– Atlético Hermann Aichinger/SC (2015)
– Operário Ferroviário/PR (2015)
– Brusque/SC (2016)
* Categorias de base

Títulos
– Taça SC (2014)
– Campeonato Rondoniense de Juniores (2008)

Conquistas pessoais
– Acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro (2016)
– Top da Bola/SC – 2º melhor lateral-direito do Campeonato Catarinense (2016)
– Acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro (2013)
– Top da Bola/SC – 3º lugar categoria ‘Jogador Jovem Revelação’ do Campeonato Catarinense (2013)
– Top da Bola/SC – 3º melhor zagueiro do Campeonato Catarinense (2013)
– Acesso para a Divisão Principal do Campeonato Catarinense (2012)

TODOS OS RELEASES
Alemão

REDES SOCIAIS
Instagram

Foto: Diego Carvalho/Aguante

  • Share:

FALE CONOSCO

A Aguante está de portas abertas para recebê-lo.